ENNER - Comercialização de Energia

Todos os direitos reservados 2025
Enner - Comercialização de energia

Mercado Livre de Energia

O Mercado Livre Energia é um ambiente para livre contratação de energia, onde consumidores industriais ou comerciais podem vender e comprar energia elétrica, sem necessidade de obrigatoriedade com pagamento de taxas a concessionárias de distribuição. Em pleno crescimento no Brasil, esse mercado permite uma negociação bilateral entre geradores e comercializadores, o que traz vantagens como: ganho na eficiência, redução de custos e gestão energética otimizada. Com essa liberdade para negociar preço, prazo e volume, as empresas podem alcançar uma economia significativa, que pode ser prevista, devido ao contrato de custo de energia pré-fixado.

Energia livre

Para atuar no Mercado Livre de Energia, é preciso ser um agente da CCEE (Câmara de Comercialização de Energia Elétrica), instituição regulada pela ANEEL. Os agentes que atuam no setor de energia elétrica, dividem-se em: Geração, Distribuição, Comercialização, Consumidores Livres e Especiais, conforme definido na Convenção de Comercialização. O Mercado Livre é indicado para empresas que gastam a partir R$ 60.000,00 por mês com energia.


Para atuar como consumidora, a empresa deve atender a requisitos pré-estabelecidos de consumo e registro no CCEE. Também é necessário que a empresa comunique à Distribuidora à qual está conectada. Para receber a energia adquirida, a empresa consumidora deve firmar contratos de conexão e de uso dos sistemas de distribuição com a distribuidora local e adequar sistema de medição para a classe de precisão exigida pela CCEE.

 

Energia livre

Existem dois tipos de consumidores no Mercado Livre:
 

  • Consumidor Especial – pode ser a unidade ou conjunto de unidades consumidoras localizadas em área conjunta ou de mesmo CNPJ, com carga maior ou igual a 500 kW (soma das demandas contratadas) e tensão mínima de 2,3 kV. O Consumidor Especial pode contratar apenas Energia Incentivada.
  • Consumidor Livre – cada unidade consumidora deve apresentar demanda contratada a partir de 1.000 kW. O Consumidor Livre Convencional pode contratar Energia Convencional ou Incentivada.

 

Existem dois tipos de energia: Convencional e Incentivada.

  • Convencional – abrange os grandes geradores, como usinas térmicas a gás e grandes hidrelétricas.
  • Incentivada – Vem dos geradores de fontes renováveis, como pequenas centrais elétricas, energia eólica, solar, biomassa, cogeração, etc.

 

Energia livre

  • Redução de Custos – Devido à liberdade de negociação de preço, volume e prazo.
  • Predefinição de Orçamento – A negociação com antecedência de energia com preço e consumo pré-fixados permite uma previsão mais assertiva e sem variações.
  • Decisão Assertiva – Livre para escolher os fornecedores de energia, sua empresa está livre de aumentos imprevistos, garantindo melhor performance e maior rentabilidade.
  • Sustentabilidade – É possível contratar energia de fontes renováveis, que não poluem a natureza, nem desperdiçam recursos naturais.
  • Energia livre